Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58916

Compartilhe esta página

Título: Contribuições do treinamento resistido após reconstrução do ligamento cruzado anterior em indivíduos adultos: uma revisão de escopo
Autor(es): FERREIRA, Gabriel Diniz Mendes
Palavras-chave: Treinamento de força, adulto, Ligamento Cruzado Anterior, Terapia por exercício.
Data do documento: 16-Out-2024
Citação: Ferreira, Gabriel Diniz Mendes. Contribuições do treinamento resistido após reconstrução do ligamento cruzado anterior em indivíduos adultos: uma revisão de escopo. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Educação Física- Bacharel)- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Introdução: O treinamento resistido é fundamental na reabilitação pós-operatória da reconstrução do ligamento cruzado anterior (R-LCA), diferentes protocolos são adotados nesse período. Objetivo: Esta revisão de escopo visa mapear na literatura os protocolos de treinamento resistido, investigando seus métodos e contribuições na reabilitação precoce a tardia, além de identificar lacunas na literatura que possam ser investigadas. Métodos: Foram consultadas as bases de dados PubMed/Medline, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Web of Science, Periódicos CAPES e Cochrane Library nos últimos cinco anos. A pesquisa foi restrita aos idiomas inglês, espanhol e português. Os estudos foram selecionados com base em critérios de inclusão e exclusão, com a extração de dados realizada manualmente. Resultados: Foram incluídos oito estudos sobre, sendo cinco métodos; Treinamento de força com estimulação elétrica neuromuscular, Treinamento com resistência progressiva, Treinamento resistido associado à educação cruzada, Treinamento resistido com restrição de fluxo sanguíneo e treinamento resistido isoinercial. Conclusão: Os diferentes protocolos de treinamento resistido mostraram contribuições benéficas em força, função da articulação, melhora na dor, hipertrofia e potência a depender do método empregado. O mapeamento também permitiu identificar lacunas específicas de cada intervenção citada para novos estudos serem desenvolvidos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58916
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gabriel Diniz Mendes Ferreira-Educação Física (Bacharel).pdf624,6 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons